Eles já foram tachados como “malucos”, “burros”, “limitados” ou “incompetentes”. Apesar de ouvirem várias vezes a palavra “não” esses rejeitados deram a volta por cima e mostraram às pessoas que os rebaixaram que foram subestimados. Veja os nomes que antes de deixar sua marca na história mundial foram menosprezados e incompreendidos.
1) Albert Einstein
Este grande gênio do século XX teve muitas dificuldades na escola e também na faculdade. Um dos professores do jovem chegou a sugerir que ele largasse a escola. Quando criança, apresentava dificuldades na fala, conseguindo falar pela primeira vez aos quatro anos de idade. Seu professor o descreveu como “mentalmente lento, não-sociável e sempre perdido em seus sonhos”. Foi expulso da escola e recusado na Escola Politécnica de Zurique. O fato é que Einstein acabou virando funcionário de uma repartição pública e, nas horas de folga, elaborou a Teoria da Relatividade. Esse trabalho acabou se tornando um marco das descobertas da Física.
2) Sergey Brin e Larry Page
Você pode até não saber quem eles são, mas certamente conhece e utiliza a principal criação desta dupla. Em 1998, os fundadores da Google fizeram contato com o Yahoo e sugeriram uma fusão. Os donos do portal sugeriram que eles continuassem trabalhando no seu “projeto de doutorado” e voltassem a fazer contato mais tarde. Uma década depois, a marca Google é uma das mais valiosas do mundo.
O pai do Telefone ofereceu os direitos de produzir o sua invenção US$ 100 mil ao presidente da Western Union, Carl Orton, que retrucou: “Que espécie de uso esta empresa poderia fazer de um brinquedo elétrico?”
4) Beethoven
Ludwig van Beethoven era desajeitado com o violino e preferia tocar suas próprias composições em vez de melhorar sua técnica. Seu mestre se irritava com a atitude do garoto rebelde e chegou a considera-lo um fracassado como compositor. Pois o compositor alemão não deu ouvidos ao professor e conseguiu virar um dos pilares da música ocidental e um dos compositores mais influentes de todos os tempos.
5) Charles Darwin
O criador da Teoria da Evolução desistiu da carreira médica. Em sua biografia, Darwin escreveu: “Eu era considerado por todos os meus mestres e por meu pai um garoto comum, intelectualmente bem abaixo do padrão médio”. A Teoria da Evolução é uma das principais fontes da revolução do pensamento do seu século. Porém, em vida, o brilhantismo de Darwin não foi reconhecido. Ele foi rejeitado por amigos e familiares que por causa dos preceitos religiosos da época não poderiam conceber suas idéias.